Diamantina, partindo de Curitiba. Na Chapada encontramos 3 pessoas que estavam viajando de carro pela primeira vez, conversa vai conversa vem, falaram que estavam registrando a viagem em um blog e que nós que já havíamos feito outras viagens de carro, também deveríamos registrar nossas aventuras em um blog, portanto ai está, meu primeiro blog. Vou começar contando da viagem de 2009, para depois colocar as de 2008, 2007 e 2006, todas feitas de carro.
Bom, saímos de Curitiba em direção ao Rio de Janeiro, uma viagem com poucas paradas pois estávamos com nossos 2 gatos dentro do carro, tínhamos que levar para o Rio para minha irmã Márcia cuidar deles em quanto estivéssemos viajando. Do Rio partimos no dia 10.08.09, nossa primeira parada de férias foi em um mirante um pouco antes de chegar em Petrópolis.
Dica - Passando por Petrópolis vale parar na beira da estrada no Restaurante Casa do Alemão para comer umas delícias.
Seguimos a viagem e entramos na cidade de Cataguases já em Minas Gerais para almoçarmos. Aproveitamos para tirar umas fotos da antiga estação de trem. Encerramos o primeiro dia em Governador Valadares também em Minas Gerais.
Dica - Recomendamos o Ibit Park Hotel, ele fica na entrada da Cidade e tem restaurante com uma comidinha mineira muito boa.
Em 11.08.09, acordamos cedo e subimos o Pico do Ibituruna em Governador Valadares, a subida é bem íngreme, o carro vai de primeira o tempo todo.
Dica - Leve um casaco pois, o tempo lá em cima vira muito rápido e pode fazer frio.
Chegamos em Teófilo Otoni, Minas Gerais para o almoço, na praça do centro, camelôs vendem pedras preciosas e semipreciosas, almoçamos no shopping perto do centro. Dormimos em Vitória da Conquista já na Bahia.
Dica - Não chegue muito tarde em Vitória da Conquista sem reserva de pousada ou Hotel, a entrada da cidade é um pouco confusa e as opções não são lá essas coisas! Na verdade essa dica vale para qualquer cidade para onde estamos querendo dormir, o bom mesmo, é chegar, com o dia ainda claro, com reserva ou sem reserva.
12.08.09, Saindo de Vitória da Conquista pegamos uma estrada que vai até Anagê, a estrada estava horrível, tome cuidado! Chegando em Rio de Contas, avistamos da estrada uma cachoeira, o carro passa do lado dela, mas para chegar perto dela, seja por cima ou por baixo, tem que fazer uma trilha. Nós fomos por cima e nos perdemos na trilha, pisamos em cactos mas, no final valeu muito, o barulho é bem alto e têm muitas andorinhas que moram no local, o balé que elas fazem é um espetáculo aparte.
Rio de Contas é uma cidade muito simpática, tem estrutura para receber turista e algumas atrações, veja algumas fotos.
13.08.09 - De Rio de Contas fomos para Ibicoara, cidade que já faz parte da Chapada Diamantina, a estrada até Jussiape é ótima, porém, a de Jussiape para Ibicoara é pura aventura, uma subida enorme em estrada de chão. Ibicoara não tem estrutura boa para pernoitar, as pousadas e hotéis são bem simples. Contratamos um guia na cidade e fomos para uma das melhores atrações da Chapada, o BURACÃO é muito legal! Uma hora de carro em estrada ruim e depois uma hora a pé margiando um rio, lá em baixo tem colete obrigatório e as pessoas podem chegar de 2 formas para ver a cachoeira, uma e ir nadando a outra é atravessar uma pinguela e ir pelas pedras.
Dica -Recomendo levar água e lanche, que podem ser comprados na padaria da cidade.
14.08.09 - Chegamos em Mucugê, cidade com boa estrutura. Fomos no Projeto Sempre Viva, não deixe de ir!
Nesse mesmo dia fomos para Igatu, cidade de pedra, todas as casas são feitas de pedras, tem alguma estrutura para receber, o legal é comer crepe no museu, muito bom!
Contrate um guia local. Nós contratamos o Guininha, cheio de historias de garimpeiro, mas cuidado, o logo alí dele pode durar 2:30 para ir e o mesmo tempo para voltar. O único lugar que o celular pega é no mirante da cidade, a vista é ótima, dá para ver as cidades de Igatu, Andaraí e Lençóis.
Um outro lugar imperdível da Chapada é a RAMPA DO CAIM, de lá vc pode ver o Vale do Paty inteiro.
Dica -Ir bem cedinho, assim vc pega o sol entrando no vale e não sofre tanto com o sol na cabeça, pois a caminhada é longa, 2h ida e 2h volta.
Vale do Paraguaçu
16.08.09 -Em Andaraí é legal fazer o passeio de canoa na Fazenda Marinbus, o povo fala que o local é o pantanal Baiano, os donos dessa fazenda também tem uma pousada na cidade, chamada Sincorá, eles são Paulistas, dão värias dicas legais e o café da manhã é bom! Outro lugar imperdível é a sorveteria Apolo, tem sorvetes de sabores típicos da região. Recomendamos o restaurante Kabana de pedra.
Dica - No passeio na fazenda Marinbus, coma esfirra de palma.
Fomos de Andaraí para Nova Redenção, lá outra atração imperdível é O POÇO AZUL. A água é transparente e o mais legal é que vc pode entrar e desfrutar um pouco dessa maravilha.
Fomos de Andaraí para Nova Redenção, lá outra atração imperdível é O POÇO AZUL. A água é transparente e o mais legal é que vc pode entrar e desfrutar um pouco dessa maravilha.
17.08.09 - Primeiro dia em Lençóis, fizemos os passeios mais tradicionais, Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio, Gruta Azul, Gruta da Pratinha e Gruta da Lapa Doce. Ufa! Isso mesmo, tudo isso em um único dia!
Gruta da Pratinha
18.08.09 - Imperdível, CACHOEIRA DA FUMAÇA! Mais um dia de caminhada longa, para chegar na cachoeira, levamos 2horas para ir e quase o mesmo para voltar.
22.08.09 - Fomos em direção a Caravelas, queríamos fazer o passei para Abrólhos, quando chegamos na cidade, parecia que estávamos chegando em uma cidade fantasma. Não estava saindo passeio devido o mar estar batido, ficaria assim uns 3 dias. Dormimos em São Mateus no Espírito Santo.
23.08.09 - Em Guriri Espírito Santo visitamos um projeto Tamar.
23.08.09 - Subimos o mosteiro de N. S. da Penha em Vila Velha no Espirito Santo.
Dormimos em Guarapari e comemos a famosa muqueca capixaba, aproveitamos um pouco de praia e seguimos para o Rio de Janeiro, lá pegamos nossos gatos e voltamos para casa em Curitiba.